Consultório de Oftalmologia 

Dr. Fernando Malerbi

Tel:(11) 3845-6240 / (11) 11 3045-7375 

Rua Doutor Alceu de Campos Rodrigues, 247, SP 

e-mail: dr.fernando.malerbi@gmail.com

Hórario: 2ª a 6ª das 9h às 18h

HORDÉOLO (TERÇOL) :  Inflamação aguda da pálpebra, que provoca inchaço e vermelhidão palpebral. Se não tratada adequadamente, pode evoluir para a forma crônica chamada calázio.


MEMBRANA EPIRRETINIANA :  É uma membrana que cresce sobre a parte central da retina e provoca enrugamento na mácula. Como consequência, a visão central fica distorcida e embaçada. Pode ocorrer espontaneamente ou como consequência de inflamação ocular, e pode ser removida através de uma cirurgia.


MIOPIA :  É um erro refrativo, ou seja, a imagem não se forma com nitidez na retina sem o auxílio de óculos, lentes de contato ou cirurgia. Na miopia, a dificuldade está em enxergar objetos distantes. Olhos com graus mais altos de miopia costumam apresentar alterações que o tornam mais frágil; nesses casos, o acompanhamento oftalmológico é fundamental.


MOSCAS VOLANTES :  Correspondem à sensação de enxergar pontos ou manchas escuras e móveis. As moscas volantes estão relacionadas a alterações que ocorrem dentro do globo ocular. Em alguns casos, elas podem ser o sintoma inicial de alterações que podem levar ao descolamento de retina, uma doença ocular grave que tem o potencial de cegar. Por esse motivo, pessoas que passam a apresentar moscas volantes devem passar pelo exame oftalmológico.


NEURITE ÓPTICA : É uma inflamação no nervo que liga o globo ocular ao cérebro.


NISTAGMO :  É um movimento rápido, involuntário e repetitivo dos olhos. Pode ocorrer na horizontal ou na vertical.


OBSTRUÇÃO LACRIMAL :  Alteração no sistema de drenagem das lágrimas, causando lacrimejamento. Pode acometer desde recém nascidos até idosos.


OLHO SECO :  Essa condição ocorre quando os olhos não produzem lágrimas em qualidade ou quantidade adequadas. Pessoas com olho seco sentem ardor e irritação ocular e apresentam mais problemas com lentes de contato. Poluição e exposição ao ar condicionado podem piorar a situação.


OLHO VERMELHO : SA vermelhidão dos olhos pode ter diversas causas, algumas simples como poucas horas de sono até situações potencialmente perigosas, por exemplo glaucoma agudo. Entre as causas de vermelhidão ocular estão ConjuntivitesBlefaritePterígioOlho SecoGlaucoma Agudo.


PRESBIOPIA : É uma das principais queixas em um consultório oftalmológico e pode ser resolvida com a prescrição de óculos para leitura ou multifocais, por exemplo.

A partir de certa idade, geralmente após os 40 anos, o olho humano começa a perder uma função chamada acomodação, que permite ao olho mudar de foco. Dessa forma, alguém que nunca usou óculos até essa idade começará a notar dificuldade para observar objetos próximos. Inicialmente a reação costuma ser afastar o objeto dos olhos para uma visão mais nítida, mas em algum momento torna-se necessário o uso de óculos para leitura, uma condição conhecida como presbiopia ou “ vista cansada”.

Há diversas estratégias para se lidar com a presbiopia, como por exemplo diferentes opções de óculos ou lentes de contato. Uma estratégia consiste no uso de óculos com lentes multifocais, que permitem uma boa visão de longe, meia distância e perto com o mesmo par de óculos. Outra estratégia se chama monovisão, e consiste em corrigir apenas um dos olhos para perto, o outro podendo enxergar bem para longe. A monovisão pode ser obtida com lentes de contato ou com cirurgia refrativa.


Image description

© Copyright 2016. Consultório de Oftalmologia. Todos os direitos reservados.