Consultório de Oftalmologia 

Dr. Fernando Malerbi

Tel:(11) 3845-6240 / (11) 11 3045-7375 

Rua Doutor Alceu de Campos Rodrigues, 247, SP 

e-mail: dr.fernando.malerbi@gmail.com

Hórario: 2ª a 6ª das 9h às 18h

DIABETES E OLHO


O diabetes mellitus é uma doença crônica que, se não for bem controlada, pode ter repercussões em diversos órgãos. Os olhos são considerados órgãos-alvo, pois sofrem alterações importantes em pacientes com diabetes não controlado.

Desde o início da doença, a visão pode ser afetada se os níveis glicêmicos estiverem muito alterados, pois essa flutuação é capaz de alterar a refração, ou seja, o grau dos óculos. Assim, se um paciente diabético com hiperglicemia for submetido a um exame de refração, o grau encontrado pode não corresponder ao grau real deste paciente.

O principal problema ocular causado pela diabetes está relacionado à falta de controle glicêmico a longo prazo. Por outro lado, estudos demonstraram que pacientes diabéticos com um bom controle glicêmico podem evitar esse tipo de complicação. Assim, a melhor maneira de evitar problemas visuais é a prevenção, com um bom controle glicêmico e visitas periódicas ao oftalmologista. Mesmo pacientes diabéticos sem alterações visuais devem ser acompanhados pelo oftalmologista, no mínimo, uma vez por ano. Dessa forma, será possível detectar potenciais problemas ainda na fase inicial, a tempo de prevenir sua progressão e evitar um impacto visual que muitas vezes pode ser irreversível.

As principais alterações oculares causadas pelo diabetes são a catarata e a retinopatia. Quando presentes, esses problemas podem ser tratados através de fotocoagulação a laser ou de cirurgia.

 

Image description

© Copyright 2016. Consultório de Oftalmologia. Todos os direitos reservados.