Consultório de Oftalmologia 

Dr. Fernando Malerbi

Tel:(11) 3845-6240 / (11) 11 3045-7375 

Rua Doutor Alceu de Campos Rodrigues, 247, SP 

e-mail: dr.fernando.malerbi@gmail.com

Hórario: 2ª a 6ª das 9h às 18h

DESCOLAMENTO DO VÍTREO) : O humor ou gel vítreo é uma estrutura gelatinosa e transparente que ocupa a maior parte do interior do olho. Inicialmente, o vítreo encontra-se aderido à retina, uma fina camada de neurônios que recobre o interior do olho. Ocasionalmente, o vítreo pode se soltar da retina, às vezes causando um defeito na retina chamado rotura. A rotura pode levar ao descolamento de retina, uma situação grave e com risco de cegueira.


EDEMA MACULAR :  Corresponde a um aumento de espessura ou inchaço na parte central da retina, chamada mácula. Nessa situação, a visão central fica afetada. Pode ocorrer em situações como inflamação ocular, diabetes e degeneração macular.


ENXAQUECA :  A enxaqueca clássica começa com sintomas visuais como linhas em ziguezague, luzes coloridas ou flashes de luz. Após esses sintomas, instala-se uma dor de cabeça de forte intensidade, que pode ser acompanhada  de náuseas, vômitos e aumento da sensibilidade à luz.


ERRO REFRACIONAL :  Imperfeição do olho humano que provoca uma visão pouco nítida. Para uma imagem nítida, o objeto visto precisa ser focado exatamente sobre a retina. Olhos com erros refracionais precisam de correção óptica, geralmente proporcionada pelas lentes dos óculos, para enxergar com nitidez. Os erros são medidos em diptrias ou “graus”. Além dos óculos, outras formas de correção de erros refracionais são lentes de contato e cirurgia refrativa.

Há diversos tipos de lentes para óculos, entre eles as lentes monofocais (por exemplo, presentes em um par de óculos apenas de leitura) e as multifocais, que permitem enxergar simultaneamente objetos distantes, próximos e situados à meia-distância.


ESTRABISMO : Situação em que os olhos não se encontram perfeitamente paralelos. O desvio pode ser para dentro (convergente), para fora (divergente) ou vertical. O estrabismo pode causar ambliopia (olho preguiçoso) ou pode ser o resultado de um problema neurológico e causar diplopia (visão dupla). Em alguns casos o estrabismo pode ser tratado com a prescrição de óculos.


FLASHES DE LUZ :  Correspondem à sensação de enxergar luzes ou brilhos e podem estar associados às moscas volantes. Em alguns casos, os flashes indicam alterações que envolvem a retina e o vítreo – gel transparente que ocupa a maior parte do interior do olho – e que podem levar ao descolamento de retina, uma doença ocular grave com potencial de cegar. Por esse motivo, o aparecimento de flashes de luz deve motivar um exame  oftalmológico cuidadoso.


FOTOFOBIA :  Corresponde ao aumento de sensibilidade à luz. Representa um mecanismo de defesa do olho à entrada do excesso de luz; até certo grau a fotofobia é considerada uma resposta fisiológica normal. Em algumas doenças, entretanto, a sensibilidade à luz pode estar aumentada e merece uma investigação por parte do oftalmologista.


GLAUCOMA :  O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e que pode levar, em seus estágios finais, à cegueira. Geralmente a pressão ocular está aumentada. O principal tipo de glaucoma não causa sintomas, e é detectado apenas através do exame do nervo óptico e da medida da pressão ocular. A detecção inicial do glaucoma é muito importante porque suas lesões são irreversíveis. O glaucoma agudo, por outro lado, costuma vir acompanhado de sintomas como dor e vermelhidão ocular.


HEMORRAGIA VÍTREA : Sangramento que ocorre na cavidade vítrea, espaço dentro do olho normalmente ocupado por um gel transparente. Quando ocorre uma hemorragia neste espaço, a visão se turva. Pode ser causada por doenças como diabetes, hipertensão arterial, descolamento do vítreo, entre outras. Em alguns casos, é necessária uma cirurgia (vitrectomia) para remover o sangue e restabelecer a visão.


HIPERMETROPIA : É um erro refracional, ou seja, a imagem não se forma com nitidez na retina sem o auxílio de óculos, lentes de contato ou cirurgia. Na hipermetropia, a dificuldade está em enxergar objetos próximos.


Image description

© Copyright 2016. Consultório de Oftalmologia. Todos os direitos reservados.